ROTEIRO 6 DE BIKE - JARDIM BOTÂNICO

50 minutos
 1h10
PORTARIA DO JARDIM BOTÂNICO

• Link da Rota (aplicativo STRAVA). A segunda parte do roteiro deu problema no aplicativo e não foi registrado.
  • Distância da Rodoviária até a o Jardim Botânico : 18 km

NOTA FINAL
    8,5

COMENTÁRIOS:
  • Pista: o percurso foi em dois tipos de pista: o primeiro foi na pista interna do Jardim Botânico - JB, no asfalto (4,5 km), e o segundo percurso foi feito parte no asfalto e parte na terra (10,5 km, mas poderia ser maior ou menor). O asfalto é bom, mas tem alguns quebra-molas que atrapalham um pouco. Na parte de terra é necessário um pouco de atenção, pois a pista tem cascalho e alguns pontos com areia, porém, o objetivo é exatamente alternar asfalto com terra - a restrição é para bikes de velocidade.
  • Ponto de apoio: o percurso de 4,5 km tem dois pontos de apoio, aproximadamente no meio do trajeto: um ponto é na área de piquenique, onde tem banheiros, e o outro, na parte mais movimentada do JB no Centro de Visitantes, que tem bar/restaurante (muito bom por sinal, e banheiros). No roteiro maior (10,5 km) tem um ponto de apoio no Cerratenses – área nova do JB, com banheiros. A lanchonete ainda não está funcionando, e outro no Centro de Visitantes.
  • Segurança: com relação a assaltos, eu nunca ouvi falar de ter acontecido dentro do JB. Analisando os riscos da pista, eu digo que são pequenos, principalmente durante a semana, quando o movimento de carros é menor. No final de semana o movimento de carros aumenta, mas eles andam devagar. Uma boa opção é pedalar na parte asfaltada antes das 9 da manhã, pois neste horário não é permitida a entrada de veículos – tempo suficiente para 3 voltas - 13,5 km, foi o que fiz, ou depois das 9 horas andar na pista de terra, que tem baixíssimo movimento de carro. Cuidado, maior, com os animais silvestres.
  • Visual: o local é agradável com muito verde e jardins bem cuidados. O novo espaço do JB – Cerratenses - Centro de Excelência do Cerrado, projetado com conceitos de sustentabilidade, ficou bonito e tem um belo mirante para apreciar o cerrado em 360º. O projeto é do arquiteto Roberto Lecomte.
  • Outros comentários:
Outros comentários: além de fazer o roteiro no asfalto, você pode fazer uma série de combinações na pista de terra - nesta parte, prefiro usar as pistas de terra mais largas, onde também passam veículos, do que as trilhas, pois as trilhas são mais estreitas e o risco de encontrar uma cobra é maior - eu já me deparei com uma.

Uma opção bem legal no JB é tomar um café da manhã depois de pedalar no bistrô Jardim Bom Demais, ou fazer o que eu fiz: peguei o carro que estava estacionado na entrada do JB, coloquei a bike no suporte e fui até a feirinha na região dos condomínios (menos de 2 km, subindo). A Feira do Agricultor é realizada todo sábado pela manhã. Lá tem várias opções de bebidas e comidas: água de coco, tapioca, açaí, caldo de cana e muito mais, além é lógico das diversas barracas de frutas e verduras orgânicas e não orgânicas. Dá para fazer um lanche e aproveitar e fazer a feira (se chegar depois das 10 horas, já não terá muitos produtos).

A inclinação do percurso no asfalto é bem pequena e na terra tem apenas uns 500 metros de subida.

É comum você encontrar a turma do DV na trilha pedalando no JB. São deficientes visuais que usam aquelas bicicletas duplas com uma pessoa que enxerga conduzindo a bike.

Recomendo este roteiro para qualquer pessoa, principalmente a parte do asfalto. A de terra também é tranquila,  pelo menos até o Cerratenses, o restante, talvez não seja recomendável para crianças.

Ainda não tem bikes para alugar no JB. Seria interessante se tivesse pelo menos o Bike Brasília.

Eu deixei meu carro estacionado na entrada do JB, pois cheguei às 8 horas e carro só pode entrar depois das 9 horas. Caso chegue depois de 9 h, pode entrar com o carro e ir até o estacionamento do Centro de Visitantes.

DETALHES DO ROTEIRO:

KM
 COMENTÁRIO - No asfalto
Início na portaria do JB.
 0,3
Bifurcação à esquerda para o Cerratenses e à direita – outra opção na terra.
 1,2
Bifurcação à esquerda e à direita – outra opção na terra..
 1,5
Jardins à esquerda  e área de piquenique e parquinho à direita.
 1,9
 Jardins, bistrô, Centro de Visitantes, Casa de Chá (apesar do nome, por enquanto é só o espaço, que por sinal é bem legal) e orquidário.
 2,8
 Anfiteatro na Alameda dos Estados e Nações.
 3,5
 Bifurcação à direita – opção de terra.
4,2
4,5
Portaria do JB.

KM
 COMENTÁRIO - No asfalto e terra
Início na portaria do JB.
 0,3
Virar à esquerda na pista de terra e seguir reto até o Cerratenses e depois continuar reto.
Final da reta. Virar à direita e descer até o final.
 5,1
Final da descida. Virar à direita e seguir reto.
Final da reta. Virar à direita e pegar uma pequena subida retornando ao Centro de Visitantes.
7,7
Virar à esquerda em direção aos jardins e Centro de Visitantes.
7,9
Encontro com a pista de asfalto. Pegar à esquerda e continuar até a portaria.
10,8
Portaria do JB.

Espero que tenham gostado deste roteiro. Qualquer dúvida ou sugestão e só escrever para o brasilianatrilha@gmail.com

Clique na foto (apenas um clique) para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos.

Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC.

Entrada do Jardim Botânico

Praça Gilberto Mello - entrada

Informações sobre a fundação do JB